quarta-feira, 20 de maio de 2009

Brasil deve lucrar com a crise financeira

Camila Santos

Em audiência pública realizada hoje pela Comissão Especial da crise econômico financeira, o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antônio Fernandes dos Santos Neto, afirmou que a crise financeira representa uma chance de ouro para o crescimento do Brasil e que a exemplo da crise de 30 o país deve crescer economicamente.

Para Antônio Fernandes a “vacina contra a crise” é o investimento no mercado interno, algo que já vem sendo adotado pelo governo federal. Contudo, ele aponta algumas medidas que deveriam ser tomadas para que o Brasil colha mais frutos. “As centrais sindicais pedem a diminuição da jornada de trabalho, de 44 horas semanais para 40 horas, visando a geração de empregos e que a reforma tributária aconteça, para que o dinheiro arrecadado seja melhor distribuído.”

Além disso, ele pede que o spread bancário seja regulamentado (o spread é a diferença entre os juros pagos pelos bancos na captação de recursos e a taxa aplicada por eles nos empréstimos concedidos). “ O spread é o câncer da economia. Ele não pode ficar à deriva, sendo manipulado pelos bancos para alimentar o seu lucro e a sua ganância”.

Nenhum comentário: