terça-feira, 19 de maio de 2009

Seguro-desemprego ampliado sai até quinta

Jornal da Tarde

Até a próxima quinta-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, deve anunciar a ampliação do seguro-desemprego para mais trabalhadores afetados diretamente pela crise econômica. Segundo ele, os técnicos do ministério farão o cruzamento dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem para analisar a necessidade de pagamento de duas parcelas extras a alguns setores. “Na quarta ou na quinta-feira faço o anúncio desses setores”, prometeu.

A ampliação do seguro-desemprego é uma reivindicação das maiores centrais sindicais do País. No fim de março, o governo anunciou o pagamento de duas parcelas extras aos trabalhadores, demitidos em dezembro, dos setores mais atingidos pela crise.

Na lista, foram incluídos apenas 103,7 mil trabalhadores de 16 Estados. Em São Paulo, a ampliação do seguro-desemprego foi concedida a ex-funcionários das indústrias têxtil, metalúrgica, mecânica e de materiais de transporte, entre outras.

Para as centrais sindicais, muitos setores ficaram de fora da lista do governo, apesar de terem sido atingidos pela crise econômica. Esse seria o caso das indústrias de carne, aço, calçados e máquinas agrícolas, que tiveram que demitir em vários Estados.

Agora, os sindicalistas pedem a ampliação do benefício também para os trabalhadores demitidos em janeiro, em vários setores da economia, principalmente os da indústria de alimentos. A questão vem sendo discutida pelo governo nas últimas semanas e deve ser definida até quinta-feira.

Nenhum comentário: