segunda-feira, 15 de junho de 2009

Atraso em pagamento de terceirizados pode ser tema de audiência pública

Renata Zago

O jornal ‘O Estado de São Paulo’ informou na segunda-feria, 18/5, que os funcionários da Capital Empresa de Serviços Gerais Ltda., que trabalham em órgãos públicos de Brasília não receberam o salário do mês de abril.

“Naquela sexta-feira [8/6], ao consultar os saldos bancários, perceberam que o salário não tinha sido depositado. Depois de algumas ligações telefônicas perceberam que o problema também tinha atingido parentes e amigos que são funcionários da Capital, mas que atuam em outras repartições públicas em Brasília. Ou seja, a falta de pagamento não era localizada”.

Quando o problema foi descoberto e as chefias, avisadas, órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram pagar os salários dos funcionários e depois descontar do valor de contrato da empresa. O valor previsto no contrato vigente é de R$ 3,5 milhões.

“A origem de todo o descontrole nos pagamentos, segundo funcionários dos tribunais e o diretor da Capital, Ezequiel Florêncio, foi a morte inesperada do presidente da empresa, em abril. De acordo com informações dos tribunais, o presidente centralizava a administração da Capital.

‘O nosso presidente faleceu e nós tivemos problemas internos. De fato, houve um atraso. Em princípio não pudemos movimentar algumas contas’, reconheceu Florêncio. ‘Estamos há 30 anos no mercado, temos sete mil funcionários, só duas reclamações trabalhistas e nunca atrasamos nenhum salário’. A empresa também paga todos os tributos em dia e não tem o risco de quebrar, disse o diretor. ‘No próximo mês, não vai ter nenhum problema’, garantiu.”

Para esclarecer o acontecimento, o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), apresenta o requerimento n° 247/09 para ser votado nesta quarta-feira (17), na reunião deliberativa da CTASP (às 10h, no plenário 12). Ele pede a presença do diretor do Departamento de Material e Patrimônio da Câmara dos Deputados, Eugênio Borba Amaro, e do representante legal da Capital Empresa Prestadora de Serviços Gerais Ltda. para debater o problema.

Nenhum comentário: