terça-feira, 2 de junho de 2009

Jornada de Trabalho menor

Camila Santos

“Todas as centrais sindicais acreditam que a diminuição da jornada de trabalho só trará ganhos ao Brasil”, afirmou o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rogério Batista, em audiência pública realizada pela Comissão Especial da jornada de trabalho.

A audiência também contou com a participação do vice- presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiracir Dantas, e do representante da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Joilson Cardoso.

Para os convidados, o momento da crise é propício para a mudança da jornada de 44h semanais para 40h, pois dessa forma seriam criados novos empregos e o mercado interno seria fortalecido. Além disso, como explica Ubiracir, “o trabalhador tem necessidade de estudar para contribuir mais para o país, e para isso ele precisa de tempo”.

Para ele, essa medida deveria ser adotada concomitantemente com a redução das taxas de juros. “A medida em que se abaixa a taxa de juros começa a olhar para dentre, fortalecendo o mercado, contudo o Banco Central ainda tem resistência em abaixar os juros”, explica.

A Comissão Especial foi criada para proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituiçao 231-A, de 1995, do Sr. Inácio Arruda, que reduz a jornada máxima de trabalho para 40 horas semanais e aumenta para 75% a remuneração de serviço extraordinário.

Nenhum comentário: