sexta-feira, 3 de julho de 2009

Escolas técnicas entram em debate na CTASP

Renata Zago

Um total de 24 projetos da pauta da próxima quarta-feira (8/7) tratam da criação de escolas técnicas federais ou centros federais de educação tecnológica.

Entre os estados que podem receber um novo instituto de ensino estão: Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1), Goiás (3), Rondônia (4), Amazonas (2), Distrito Federal (3), Bahia (1), São Paulo (1), Rio Grande do Norte (5), Minas Gerais (1).

Estes centros, também conhecidos como CEFETs ou ainda Etfs, são institutos de ensino brasileiros, ligados ao Ministério da Educação. Eles oferecem cursos em diversos níveis, como ensino médio, técnico e superior – tecnólogo. Até 2007, existiam 82 CEFETs espalhados pelo Brasil.

De acordo com o IBGE (pesquisa de 22/05/2009), a rede pública é responsável pela oferta de 42,4% dos cursos. Paralelamente, o setor privado é responsável por 44,9% dos técnicos de nível médio e o sistema "S" (Senai, Sesi, Sesc e Senac), atende 12,2% das instituições. No total, são 6,5 milhões de estudantes que em 2007 ou antes frequentaram curso técnicos de educação profissional.

O Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em 2005 pelo presidente Lula, prevê a construção de 214 escolas técnicas no país até 2010. Se isto ocorrer, o número de vagas passa de 215 mil para 500 mil.

Como funciona
Os cursos técnicos são programas de nível médio para capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Já os cursos tecnológicos formam profissionais de nível superior para áreas específicas, como gestão e negócios, informação e comunicação e produção industrial.

Para saber se o curso da sua cidade é reconhecido pelo MEC, você pode entrar em contato com a Secretaria da Educação de seu estado ou município e pedir mais informações. Elas possuem autonomia para autorizar, regulamentar e reconhecer as instituições públicas e particulares de ensino básico, técnico e a distância.

Nenhum comentário: