quarta-feira, 15 de julho de 2009

Indústria paulista elimina 8 mil vagas em junho, informa Fiesp

Do G1, em São Paulo

No acumulado do semestre, setor fechou 54 mil empregos em SP.
Resultado do emprego na indústria foi negativo em todo o 1º semestre.

O nível de emprego da indústria de transformação paulista caiu 0,42% em junho, no comparativo com o mês anterior, com ajuste sazonal, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgado nesta quarta-feira (15). Houve o fechamento de 8 mil postos de trabalho.

No acumulado do primeiro semestre, o nível de emprego caiu 2,41%, o que significa uma redução de 54,5 mil vagas. Segundo dados da Fiesp, houve fechamento de vagas em todos os meses do ano, algo que ainda não havia ocorrido na série histórica.

Em junho, 14 setores promoveram cortes de pessoal e oito registraram contratação de funcionários. Perante junho de 2008, o indicador registrou baixa de 7,95%, com 191 mil empregos a menos.

Setores
Dos 22 setores monitorados pela Fiesp, 14 demitiram e oito contrataram trabalhadores em junho.

Os que mais contrataram foram os setores de bebidas (328 trabalhadores), impressão e reprodução de gravações (372) e produtos de borracha e material plástico (787). Já os que mais demitiram foram os setores de metalurgia (1.128 trabalhadores), produtos de metal (2.289) e fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (827).

Confiança
A Fiesp informou que o "sensor da indústria", termômetro sobre o desempenho mais recente do setor, subiu para 54,6 pontos na primeira quinzena de julho ante os 52,4 pontos apurados no final de junho. É o melhor resultado do índice desde setembro, quando estava em 54,8 pontos (até outubro do ano passado, a Fiesp contabilizava o índice por mês e não por quinzena, processo iniciado em novembro).

No caso do Sensor, resultados em torno de 50 pontos indicam estabilidade; acima, otimismo; abaixo, pessimismo. Apenas um item, estoque, permanece no terreno negativo, com 41,4 pontos ante 40,6 pontos na quinzena anterior.

Nenhum comentário: