quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Instalada subcomissão do FGTS

Renata Zago

Foi instalada nesta quinta-feira (13) a Subcomissão Especial destinada a analisar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os deputados Gorete Pereira (PR-CE), Edinho Bez (PMDB-SC), Paulo Rocha (PT-PA), Pedro Henry (PP-MT), Andreia Zito (PSDB-RJ), Paulo Pereira (PDT-SP) e Roberto Santiago (PV-SP), Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) serão os membros da subcomissão.

Segundo o deputado Paulo Rocha, autor do pedido de criação da subcomissão, o intuito é fazer uma legislação completa, adequada e modernizada. "Já falei até com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, onde tramitam mais de 300 projetos sobre o FGTS, para paralisar tudo, enquanto discutimos o tema mais profundamente aqui".

Para o deputado Roberto Santiago, a remuneração do fundo deve mudar. "O fundo não foi criado para ser um investimento ou para se ganhar dinheiro. Todo mundo quer tirar uma casquinha do FGTS, mas precisamos ter uma visão do que ele é para a nação.

De acordo com o secretário executivo do Conselho Curador do FGTS, Paulo Cabral Eduardo Furtado, o fundo sempre teve uma dupla finalidade: auxílio do trabalhador no momento do desemprego e uma ajuda de custo para a família na falta do trabalhador. "Além disso, ele está sendo essencial para enfrentar a crise mundial, manter os empregos e gerar novos postos de trabalho".

Na próxima semana, a mesa será eleita (presidente e vice-presidente) e, depois se iniciam os trabalhos.
*Foto Agência Câmara

Nenhum comentário: