quinta-feira, 24 de setembro de 2009

IBGE: ocupação na indústria sobe 3,9% em agosto

Agência Estado

O número de ocupados no setor industrial subiu 3,9% nas seis principais regiões metropolitanas do País em agosto na comparação com julho, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a maior alta ante um mês anterior desde abril de 2004. A expansão de vagas no setor foi puxada por São Paulo, onde o número de ocupados na indústria aumentou 5,8% em agosto em relação a julho, a maior alta na região da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2002.

Nas seis regiões pesquisadas, foram gerados 135 mil postos na indústria de um mês para o outro. Desse total, 106 mil foram gerados em São Paulo. "Esse aumento na indústria em São Paulo é bem-vindo, porque a região tende a ser um sinalizador do que vai acontecer nas outras regiões. O mercado de trabalho paulista sempre dá o primeiro passo", observou o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), Cimar Azeredo.

Segundo ele, o resultado do emprego na indústria corrobora a avaliação de que há uma recuperação na economia brasileira. "Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do PIB (Produto Interno Bruto) mostram que o efeito da crise passou. E isso pode estar se refletindo na pesquisa mensal de emprego, como mostram os dados industriais de São Paulo, que são um sinal claro de que o cenário econômico está mais favorecido", disse Azeredo. "Mas é um primeiro resultado positivo mais significativo no setor e será preciso aguardar os próximos meses."

O gerente da pesquisa ressaltou, porém, que o emprego na indústria prossegue em queda em relação a igual mês do ano passado. Em agosto, a ocupação no setor caiu 3,4% nas seis regiões ante agosto de 2008, sendo que, em São Paulo, a queda foi de 1,7% nessa comparação. "A indústria foi dos setores mais afetados pela crise e era de se esperar queda em relação a igual mês do ano passado, em que havia forte alta na geração de empregos no setor", disse Azeredo.

Busca por emprego
O número de desocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 1,889 milhão em agosto, com variações positivas em relação a julho (1,9%) e agosto de 2008 (7,8%). Já população ocupada totalizou 21,44 milhões em agosto, com alta de 0,5% em relação a julho e aumento de 0,9% ante agosto do ano passado.

Segundo Cimar Azeredo, o crescimento da população desocupada pode estar refletindo o aumento da procura por uma vaga no mercado de trabalho, após a divulgação de notícias de reaquecimento da economia. Em momentos como este, as pessoas ficam mais estimuladas a buscar emprego.

"As notícias mais positivas da economia podem estar levando as pessoas a buscar emprego, e as vagas geradas não são suficientes para absorver esse aumento na procura", explicou Azeredo. A pesquisa do IBGE considera como desocupada a pessoa de dez anos ou mais, que não está trabalhando e procura emprego.

Nenhum comentário: