terça-feira, 15 de setembro de 2009

Indústria paulista cria 1,5 mil empregos em agosto, diz Fiesp

Valor Online

A indústria de transformação paulista criou 1,5 mil postos de trabalho em agosto, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgado há pouco.

Esse resultado deixou praticamente estável o nível de emprego do setor. Na comparação com julho, em números com ajuste sazonal, houve ligeira queda de 0,04%. Sem esse ajuste, o indicador apresentou aumento de 0,07% em agosto.

No confronto com agosto de 2008, porém, o nível de emprego apontou baixa de 8,43%, com 203,5 mil postos de trabalho a menos. No período de janeiro a agosto, o indicador acumula redução de 2,51%, resultando em encerramento de 57 mil vagas.

Dos 22 setores analisados pela entidade, 13 registraram abertura de postos, oito realizaram cortes na folha de pagamento, e um manteve a força de trabalho inalterada.

O fechamento de vagas mais importante, proporcionalmente ao ramo, foi observado nos setores de Fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%) e Produtos alimentícios (-0,8%).

Em contrapartida os setores que mais contrataram em agosto foram Produtos diversos (+1,7%) e Confecção de artigos de vestuário e acessórios (+1,5%).

Nenhum comentário: